Cursos

Atividades Extras

O Colégio oferece aulas extracurriculares opcionais, de:

Escolinha de Esportes (Iniciação Esportiva) - Educação Infantil

O esporte e atividade física são fundamentais para o desenvolvimento da criança nos aspectos social, físico e cognitivo, porém muitas vezes, não temos tempo para irmos a parques e praças, consequentemente, deixamos de oferecer uma das coisas que a criança mais precisa: o movimentar-se.

Pensando nisso, o objetivo da Escolinha de Esportes é promover e estimular a aprendizagem e o desenvolvimento motor, por meio de atividades coletivas, brincadeiras e jogos lúdicos.


NGR2 Esportes:

Ricardo Nery - Coordenador e professor Graduado em Educação Física (UNISA), Especialização em Fisiologia do Exercício e em Pedagogia do Esporte e Jogos Coletivos, atuando na área escolar desde 1999 com treinamento esportivo (escola de esportes) e educação física escolar na educação infantil e ensino fundamental I.


Camila Lara - Graduada em Educação Física (FMU), ex-atleta de futebol feminino do Sport Club Corinthians Paulista, certificada no Método Gi3 (Ginástica Inteligente, Integrada e Interativa), atuando na área escolar desde 2009 com recreação infantil, esportes e educação física escolar.


Artes Maricais Método MORGANTI – Todas as séries

Os alunos aprenderão técnicas de Karatê e Judô, que focam a disciplina, o respeito e a hierarquia, levando-os a uma melhora no desenvolvimento dentro e fora da sala de aula.

Durante o ano realizamos eventos como: Exame de Faixa e Festival (Campeonato), onde todos receberão certificado, faixa, medalhas e foto (divulgada em nosso site www.gatame.com.br

O aluno deverá trajar o Quimono em todas as aulas, que pode ser encomendado com o próprio Sensei Jorge.


Sensei Jorge: Professor e Lutador Profissional Formado em Ed. Física. Bicampeão Mundial (Brasil e Argentina) Tetracampeão Brasileiro (Goiás, Pernambuco, Brasília e São Paulo) Cursos técnicos e Especializações em Artes Marciais. Federação Paulista de Morganti Jiu-Jitsu


Capoeira – Todas as séries

A capoeira estimula a criança física e psicologicamente. Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importantes nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.

Denismar Barboza do Santos: Iniciou na capoeira em 1988. É integrante da Abadá Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte – Capoeira). É professor no Colégio Apendendo a Aprender, no CEU Jaguaré, na Escola Espaço Madalena e nas Academias Winner e Combat Company.


Expressão Corporal / Balé – Educação Infantil

Objetivo a trabalhar nas aulas:
  • coordenação motora
  • Concentração
  • Elasticidade
  • Sociabilidade
  • Criatividade
  • Musicalidade

Formada pelo Ballet Stagium em 1997, especializada em aulas para crianças e adolescentes.
Projeto Social- Ballet Stagium , Curso de teatro FAAP, Oficina Professor Criativo- Ballet Stagium, Curso de improvisação - Itaú Cultural, Curso Danças Circulares - Vaneri de Oliveira


Oficina de Ilustração de Histórias – Todas as séries

Objetivos:

  • Trabalhar a literatura infantil através da imagem, mostrando a ilustração como linguagem narrativa, motivando na criança o gosto pela leitura.
  • Oferecer um contato com textos de qualidade, onde os aspectos visuais, ilustração e projeto gráfico são partes importantes do livro.
  • Dar à criança subsídios para que ela faça a sua própria releitura do real, e descubra o espaço entre o texto e a imagem, ou seja, o livro.

Renata Bruggemann: Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Curso de Ilustração – ilustrador Odilon Moraes, Museu Lasar Segall.


Violão – Ensino Fundamental

  • Vivenciar os elementos essenciais da Música: Melodia, ritmo e harmonia através do violão.
  • Estimular a criação e a imaginação, através da pesquisa sonora, improvisação e da composição.
  • Desenvolver habilidade de execução do violão como instrumento acompanhador.
  • Aprender a leitura de cifras, tablatura e partitura.

André Batista de Sousa: Graduação e pós-graduação em Música pela Uni FIAM-FAAM, formação instrumental em Guitarra Jazz e regência de coral pela EMESP. Especialização em Educação Musical e em Regência de Coral.


Prática de Conjuntos Vocais – Ensino Fundamental

  • Trabalhar o repertório: Tradicional, folclórico, erudito e popular.
  • Proporcionar o desenvolvimento da técnica vocal
  • Executar arranjos com abertura de vozes.
  • Executar a leitura de partituras.
  • Fazer apresentações em ocasiões especiais, participar de festividades da comunidade escolar.

André Batista de Sousa: Graduação e pós-graduação em Música pela Uni FIAM-FAAM, formação instrumental em Guitarra Jazz e regência de coral pela EMESP. Especialização em Educação Musical e em Regência de Coral.


Redação – Ensino Fundamental

Conteúdo:
  • Apresentação e discussão dos temas mais importantes da atualidade no Brasil e Mundo, prováveis temas das redações de vestibular.
  • Utilização de temas do universo dos adolescentes e jovens.
  • Textos e reportagens em vídeo dos melhores veículos de mídia do Brasil e Mundo. Produção textual de cada aluno.
Objetivos:
  • Conhecer e praticar os mais diversos gêneros textuais: da descrição à narrativa; da lista criativa às cartas (abertas e com destinatário, como as de leitor de revista e jornal); da crônica e conto à dissertação; além dos textos jornalísticos: notícia, reportagem, entrevista, perfil, resenha crítica etc.
  • Soltar a imaginação e despertar a criatividade.
  • Desenvolver o poder de reflexão e argumentação.

José Augusto de Aguiar Costa: jornalista, pós-graduado em Comunicação Criativa e concluiu cursos de extensão universitária de “Esporte e Jornalismo”, “Jornalismo Internacional”, “Psicologia do Esporte” e “Educação Olímpica”. Como jornalista esportivo, fez cobertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, Atlanta, Sydney, Atenas e Londres; Copa do Mundo da França e Pan do Rio. Professor de Redação e Atualidades em escolas. Também escritor, seu último livro, “Heróis do Esporte, Heróis da Vida” (Areté Ed.), foi o vencedor do I Concurso Literário de Não-Ficção do jornal Lance!, em 2008. Ele é o autor também do romance “Mundaka”, do livro de crônicas “As Ondas da Vida” (Ed. Via Lettera) e coautor do livro “Jornalistas Literários – Narrativas Da Vida Real”.


Patinação Artistica – Ensino Fundamental

A patinação é uma modalidade esportiva que beneficia seus praticantes na melhora do condicionamento cardiorrespiratório, fortalecimento ósseo, muscular e articular, ampliação da flexibilidade / mobilidade, desenvolvimento da agilidade, velocidade, equilíbrio, capacidade de reação, musicalidade e aperfeiçoamento da propriocepção e coordenação motora.


ATIVIVA:
Bob Borges – Coordenador Geral. Bacharel e Licenciado em Artes pela UNIMESP e FPA. Atuou em diversas Instituições MAB-FAAP, OCA, SESC, A.A.B.B., Colégio Sigmund Freud, Satélite Esporte Clube, além da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e Fundação Bienal de São Paulo e Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. Hoje Ministra Encontros de Formação pelo SISEM – Sistema Estadual de Museus.
Priscila Caselta – Coordenadora Técnica. Bacharel em esporte pela U.S.P. Desde então atua como professora e técnica de patinação em diversos clubes e escolas da cidade de São Paulo. Fez inúmeros cursos relacionados à modalidade com os mais renomados técnicos do mundo. Faz parte da seleção brasileira de patinação desde o ano 2000 até hoje.


Balé Clássico – Ensino Fundamental

Dançar não só é divertido como também muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e esforçada.

O Ballet clássico é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas, pois favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo.


Dança Teatro – Ensino Fundamental

Objetivos: Questionar os gestos e movimentos humanos em sua profundidade. Estimular os diversos estilos de danças e a noção do corpo, por meio da manifestação do movimento. Além de desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras. Promover a socialização e noção do outro.

  • A partir do 5° ano

Gabriela Starck: Formada em Teatro pelo INDAC –SP. Curso de Dança teatro em Buenos Aires – Argentina. Curso de teatro Musical na Oficina dos Menestréis – SP. Curso de Dança Contemporânea, Dança do Ventre e Jazz.


FUTSAL – Ensino Fundamental

Objetivos:

Estimular a prática esportiva, desenvolver suas capacidades físicas, habilidades motoras, fundamentos e táticas do futsal. Além de promover a socialização e estimular o trabalho e equipe e coleguismo nos treinos e jogos com outros colégios

Fernando Pastori: Pós-graduação em Educação física escolar, Especialização técnica em futsal pela federação paulista, 25 anos de experiência como técnico de futsal em competições escolares. 22 anos como professor de Educação física do Horizontes.

Rua Fidalga, 548 - Vila Madalena, São Paulo. 05432-000 - Telefone: (11) 3081-0888